Segurança, Saúde e Bem-estar do Trabalhador

O Departamento de Segurança, Saúde e Bem-estar do Trabalhador representa uma das principais bandeiras de luta da FETAR diante de tudo o que está acontecendo no meio rural.

Um elevado número de trabalhadores ainda se encontra na informalidade. E o fato de se trabalhar em uma grande indústria a céu aberto, que é a exposição as mais diversas formas que o clima se apresenta, sendo hoje, mais do que nunca, os excessos de calor, frio, enfim, a exposição a intempérie, faz com que o trabalhador tenha necessidade de usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), os quais nem sempre são colocados à disposição ou mesmo usados.

Os agrotóxicos, cada vez mais, são utilizados na produção agropecuária. O trabalhador, por sua vez, é aquele que efetivamente manuseia e está em contato direto com o veneno. Esse contexto tem relação com a saúde, a segurança, os acidentes resultando em problemas que agravam a saúde das pessoas a médio e longo prazos.

A FETAR quer formar conceitos, levantar os riscos e perigos que se apresentam e através deste departamento, ao lado de entidades que se somam, entre elas a Secretaria de Saúde do RS, o Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do RS (SINDITESTRS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), da Fundacentro, do CEREST, entre outras, farão a diferença nesta empreitada.

Levantar o número de óbitos, de mutilados, de incapacitados, que sofrem as consequências de uma atividade insalubre. Por outro lado, existem bons exemplos, de trabalhadores que estão protegidos.

A FETAR entende a necessidade do diálogo tripartite: movimento sindical via Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e FETAR; do trabalhador e do empregador, para que possa também fazer a sua parte.

Além, é claro, dos órgãos governamentais a quem cabe seu papel preponderante, como o MTE via fiscalizações e buscando a negociação e o diálogo social para que os empregadores estejam conscientes de que o trabalhador deve estar protegido e desta forma todos saem ganhando.

  • Diretor: Sérgio Poletto – sergio@fetar-rs.org.br
  • Assessor: Juliana Fagundes – juliana@fetar-rs.org.br