NOTÍCIAS

Inclusão de cláusulas de gênero nas CCTs começa a ser discutida

Lideranças de todo o país participaram da reunião da Coordenaçao Nacional

A Comissão Nacional de Mulheres Assalariadas Rurais se reuniu nesta quinta-feira (13) para discutir a construção de cláusulas de gênero para serem inseridas nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) de 2025. A Fetar-RS foi representada pela diretora e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Livramento, Maria Felícia Castro. 

“Este é um momento muito importante para as assalariadas rurais, pois o Rio Grande do Sul ainda não possui, em nenhuma das 119 CCTs firmadas, cláusulas específicas para as mulheres. A partir desses diálogos coordenados pela Coordenação Nacional esperamos construir propostas que irão dar mais proteção para as trabalhadoras”, afirma.

Como forma de incentivar e aprofundar as discussões a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar) irá promover em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no final de agosto, uma série de oficinas sobre gênero e gerações. E, em outubro, uma reunião com as coordenadoras regionais da região sul do país, para troca de experiências.  

Rolar para cima