Notícias

FETAR-RS LEVA EXPERIÊNCIA A LIDERANÇAS DO NORDESTE

A CONTAR está promovendo uma troca de experiências entre lideranças de assalariados rurais das Regiões Nordeste e Sul do Brasil. Em pauta a Segurança e Saúde da categoria, tendo como local o Vale do São Francisco, A FETAR-RS está representada pelo 2ª Secretário, Sérgio Poletto, e pela assessora sindical Juliana Oro.
A viagem de estudos e visitas a campo iniciou ontem (10) com Encontro de Delegados Sindicais de Base do Sindicato dos Trabalhadores Assalariados Rurais de Juazeiro – BA. O objetivo foi compartilhar informações sobre o processo de organização sindical no local de trabalho do Vale do São Francisco, assim como, a estrutura e estratégia de atuação nas empresas.
Além disso, levantar informações sobre as condições de vida e de trabalho dos assalariados e assalariadas rurais do Vale do São Francisco, notadamente aquelas relacionadas à saúde e segurança do trabalho e a exposição ao uso de agrotóxicos. Poletto compartilhou com os delegados de base a estrutura e organização sindical do Rio Grande do Sul.

HOJE
A programação segue nesta quarta-feira com visita a empresas para verificar as condições de saúde e segurança do trabalho nas organizações da fruticultura no município de Juazeiro/Curaçá, bem como dialogar com os assalariados e assalariadas rurais para levantar desafios para a melhoria do meio ambiente do trabalho.

AMANHÃ (12)
Uma reunião com os Sindicatos do Vale do São Francisco, Ministério Público do Trabaho (MPT) e Universidade do Vale do São Francisco. Poletto explicou que vai socializar com os STRs da região a experiência de atuação da FETAR-RS, com foco no Sindicato dos Trabalhadores Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões, onde é presidente, nos espaços institucionalizados de enfrentamento aos agrotóxicos no estado do Rio Grande do Sul e auxiliar as entidades sindicais da BA e PE na construção de estratégias para desenvolver e participar de iniciativas semelhantes.

Assessoria de Imprensa – 11/05/2022 – Luiz Boaz