Notícias

LIDERANÇAS DA REGIÃO SUL DEFINEM PRIORIDADES 

 
“Extremamente importante, necessário e oportuna a retomada dos encontros presenciais da Região Sul”, avaliou Nelson Wild, coordenador da Regional Sul para o trabalho de assalariamento rural. Sem dúvida, continua Wild, também presidente da FETAR-RS, foram elencados pontos precisos, que precisam ser trabalhados pelo RS, SC e PR. “Não elaboramos uma cartilha extensa  mas sim três ou quatro pontos para serem executados, inclusive com a participação da CONTAR”, destacou.
A reaglutinação de lutas conjuntas, entre elas um olhar para a estrutura sindical, tendo em vista que hoje existem vários sindicatos que estão dissociando, ou seja, ficando com exclusividade para a agricultura e liberando os assalariados para se organizarem. “Esse vácuo precisa ser preenchido pelos assalariados rurais. Para tanto, já estamos organizando este mapa, as regiões e os locais dentro dos estados para que os trabalhadores não fiquem sem representatividade. O RS já está fazendo isso, mas é uma tarefa também de SC e do PR”, observou.
Além disso, a Campanha de Sindicalização será intensificada pelo estados, para que se possa trazer o assalariado para dentro do sindicato e com isso fortalecer a estrutura. O estudo das Cadeias Produtivas, em especial da fruticultura (maçã), é outro ponto importante, além do combate à informalidade.
Assessoria de Imprensa  – 11/08/2022 – Luiz Boaz