NOTÍCIAS

STR Palmeira das Missões garante maior piso do RS

O município de Palmeira das Missões, na região norte do estado, tem, hoje, o maior piso salarial para os trabalhadores assalariados rurais. A negociação conduzida ao longo de março pela direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais garantiu reajuste de 8% e um piso de R$ 2 mil para os 825 trabalhadores assalariados rurais registrados no município, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Atualmente a média do percentual de reajuste obtido nas negociações coletivas no Rio Grande do Sul tem sido de 7%, enquanto o piso salarial médio fica na casa de R$ 1,8 mil.

“Este valor é um marco no Rio Grande do Sul, uma conquista do trabalho sério feito pelo Sindicato e mostra a valorização que o trabalho dos assalariados tem nessa região, onde o agronegócio experimenta um grande desenvolvimento”, diz o presidente da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do RS (Fetar-RS), João Cézar Larrosa.

Buscar mais valorização é sempre a meta

O presidente do STR Palmeira das Missões, Plínio Simas diz que o Sindicato, tradicionalmente, trabalha para conseguir reajustes além da reposição da inflação.

“Prezamos pela remuneração dos trabalhadores e, todos os anos, nunca ganhamos somente a inflação. Em todas as convenções trabalhamos para se ter um ganho real e ficamos felizes em saber que o índice obtido este ano está acima da média estadual”, declara.

A manutenção de um bom canal de diálogo com os empregadores é fundamental para os resultados obtidos nos últimos anos.

Rolar para cima